logo RCN
Notícia

Juiz de Joinville recebe título de 'cidadão tubaronense'

  • Divulgação -

O juiz catarinense Márcio Schiefler Fontes recebeu o título de "cidadão tubaronense" em sessão solene da Câmara de Vereadores de Tubarão alusiva aos 152 anos do município, realizada na noite da última quinta-feira (26). A honraria é endereçada a personalidades que prestaram serviços relevantes ao município. Além do presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), João Henrique Blasi, prestigiaram o evento o ministro Jorge Mussi, vice-presidente do STJ, e os desembargadores Gerson Cherem II (3º vice-presidente do TJSC), Jairo Gonçalves, Ricardo Roesler e Júlio César Knoll. Estiveram presentes, ainda, os prefeitos municipais de Tubarão, Joares Ponticelli, e de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi; o ex-presidente do TJSC Rodrigo Collaço; magistrados de Tubarão e outras comarcas; membros do Ministério Público, advogados e servidores do Judiciário e de outros órgãos públicos.

Falando em nome dos homenageados, Márcio Schiefler Fontes destacou que, embora nascido e criado na capital, fez toda sua carreira no interior catarinense ou fora de Santa Catarina. O magistrado judicava em Tubarão, inclusive, quando deixou o Estado para representar Santa Catarina no Conselho Nacional de Justiça, de 2017 a 2019. Em seu discurso, o juiz resgatou capítulos importantes da história do município, como a construção da ferrovia e a enchente de 1974, passando pela recente reforma do Fórum da comarca e a tão esperada inauguração da rodovia Ivane Fretta Moreira - obra cujos entraves judiciais demandaram a atenção de seu gabinete.

Ao concluir, o magistrado reproduziu palavras do general confederado Robert E. Lee a seus oficiais antes de uma das principais batalhas da Guerra Civil Americana: "Rios, montes, vales, campos, cidades, povoados. Para nós, eles são locais de nascimento e locais de sepultura. São campos que nossos pais semearam e onde nossos antepassados lutaram. São lugares onde nós aprendemos a andar, a falar, a orar. Onde sagramos nossas amizades, onde nos apaixonamos. São a encarnação de nossas memórias e de tudo o que nós amamos. E isto é algo que um burocrata, sentado no conforto de seu escritório na capital, para quem tudo são simples pontos num mapa, não entenderá jamais." E conclamou ao expressivo público presente: "Se ao deixarmos, meus irmãos catarinenses, este local agora e formos questionados lá fora, possivelmente por algum desavisado: 'Mas, afinal, o que está acontecendo aí?', respondamos ao estilo da Serra, à maneira do serrano: 'É a nossa identidade aguentando o repuxo.' Parabéns, Tubarão! Viva Santa Catarina."

Dengue em SC: Saúde implementa novo método de armadilhas para disseminar inseticidas Anterior

Dengue em SC: Saúde implementa novo método de armadilhas para disseminar inseticidas

Polícia Militar Ambiental encaminha 25 mil cartões magnéticos para reciclagem Próximo

Polícia Militar Ambiental encaminha 25 mil cartões magnéticos para reciclagem

Deixe seu comentário